O que é Osteopatia

A Osteopatia foi criada no final do século XIX por ANDREW TAYLOR STILL (1828-1917). É uma abordagem terapêutica que se utiliza de várias técnicas manuais, entre elas a da manipulação do sistema músculo-esquelético (ossos, músculos e articulações) para ajudar no tratamento de várias doenças. É, também, um sistema estabelecido e reconhecido de diagnóstico e tratamento que tem como ênfase principal a integridade estrutural e funcional do corpo.

Na osteopatia não se trata a queixa do paciente e sim a sua história.

O grande diferencial é traçar um diagnóstico específico para cada paciente buscando "a cadeias lesional" (causa da doença).

Baseia-se em 4 princípios:

1 - ESTRUTURA (ossos, músculos e órgãos) – está diretamente ligada com a função de vários sistemas do corpo. Desta forma , corrigindo a estrutura você melhora a função.

2 - AUTOCURA – o organismo tem a capacidade de autocurar-se uma vez eliminados os obstáculos que promovem a doença.

3 - CIRCULAÇÃO – é preciso restabelecer a circulação harmoniosa em todos os sistemas para que haja saúde.

4 - UNIDADE – o corpo é um todo, por isso, para se ter saúde todos os sistemas músculo-esqueléticos, linfático, nervoso, vascular, etc, precisam estar equilibrados.

Portanto, a Osteopatia tem como objetivo restabelecer e mobilidade perdida e dar equilíbrio ao sistema músculo-esquelético, sacro-cranial e visceral mantendo a elasticidade do tecido conjuntivo em todos os seus sistemas.

Indicações

• Lombalgias, Cervicalgias, hérnias de disco, artroses, Tendinopatias, gonalgias, etc
  • Disfunções da articulação têmporo-mandibular
  • Enxaquecas, cefaleias
  • Disfunções viscerais: hérnias de hiato, ptoses viscerais, constipação intestinal, patologias istêmicas de origem visceral.